Cromoterapia é a aplicação das diferentes frequências de luz (Cor) em zonas ou pontos específicos do corpo, para o tratamento de diversas mazelas físicas, mentais e emocionais, Restaurando a Saúde e o bem estar geral.

 COMO??

Imagine que por um momento podia, com a sua mão, segurar num raio de Luz, um raio de Sol. E que este raio continha todas as cores dum belo arco iris e das mais brilhantes pedras preciosas. Imagine que podia, suavemente, aplicar esse maravilhoso raio de Luz a qualquer parte do corpo, da mente ou do espirito. E que a vibração subtil desse raio iria acalmar e tratar qualquer zona que estivesse mais fraca ou a sofrer de alguma mazela.

É Romantica esta ideia, talvez, mas em essência isto é exatamente o que fazemos quando tratamos   por Cromoterapia.

Pois toda a cor vem da Luz, e toda a Luz vem do Sol. 

Mas não é só de luz que é constituido os raios do nosso sol. O espectro electromagnético do sol é vasto e varia entre ondas de maior comprimento, como as ondas radio, até as ondas de menor comprimento, como as ondas de raio x e ondas gama. Mais ao menos a meio do espectro encontra-se a faixa de energia que é visivel ao olho humano, a Luz solar.

Toda a luz solar começa como luz branca, e toda a cor contida nessa luz só é visivel aos nossos olhos quando particulas de agua, na sequência da chuva, formam um prisma e refractam os diferentes comprimentos de onda da luz branca, revelando as cores nela contidas. O mesmo efeito pode ser obtido ao pendurarmos um cristal facetado numa janela ensolarada. Cada comprimento de onda no espectro de luz visivel do sol corresponde a uma das sete cores visiveis no arco-iris. 

A descoberta de que a luz solar contém diferentes comprimentos de onda e que cada uma delas corresponde a uma cor foi feita pelo Fisico Britanico Isaac Newton.

 

 

Portanto, raios de luz/cor são ondas electromagnéticas semelhantes a ondas de radio, micro ondas, raios x, ultravioleta ou infravermelhos. A única diferença entre estas ondas e as ondas da cor está no seu comprimento de onda e sua frequência/vibração.

 

Desde a utilização de raios "Radio" (em microondas, radares, televisão etc) à utilização de Raios X (na fotografia do esqueleto humano), ou raios Gama (no tratamento de tumores malignos) todo o espectro invisivel da radiação solar é vastamente utilizado no campo da ciência, medicina e tecnologia, com imensos beneficios mas, infelizmente, também com efeitos prejudiciais, em vários casos. 

 

No entanto, e infelizmente, pouco da radiação visivel é utilizada embora os beneficios desta sejam imensos e as contra indicações quase nulas.

 

Cromoterapia/Terapia da cor é uma terapia ancestral, que data dos tempos do antigo Egipto.

Hipócrates, o pai da Medicina moderna, utilizava cor nos seus tratamentos, e considerava a importáncia de tratar o corpo, a mente e o espirito como um todo.

Infelizmente esta sabedoria perdeu-se, e a medicina passou a basear-se apenas nos aspetos fisicos da doença, desvalorizando os outros aspectos do ser.

Felizmente, no entanto, esta situação tem vindo a ser revertida, e imensa pesquisa e progresso tem sido feito nesta àrea terapeutica.

CARACTERISTICAS DA COR

VERMELHO: No espectro de luz visivel, vermelho está logo a seguir ao raio infravermelho, e por isso esta cor é a cor mais quente de todas. Esta  é a cor com maior comprimento de onda (627-780 nanometros) e mais baixa frequência (430THZ).

Vermelho é simbolo de vida, vitalidade e energia fisica. Esta cor está associada ao instinto de sobrevivéncia e à aprocriação. Vermelho é a cor mais estimulante do espectro, aumenta a energia fisica, a tensão arterial e a circulação sanguínea.

fisicamente, vermelho, está associado às glandulas endocrinas sexuais, ao cocxis e às pernas. Terapeuticamente vermelho é usado no tratamento de anemias, infecções virais, letargia, infertilidade, fadiga muscular etc.

LARANJA: A luz laranja aparece a seguir ao vermelho, no espectro electromagnético, e é uma combinação, em partes iguais, de luz vermelha e luz amarela. É uma cor quente mas não possui a vibração de energia e calor do vermelho. Laranja tem um comprimento de onda de 589-627 nm e uma frequência de 500 THz.

Esta cor é associada com energia feminina e criativa. Laranja é cor de alegria, independencia e aventura.

A vibração calorosa e revigorante desta cor faz dela um excelente estimulante emocional e forte antidepressivo. Fisicamente a cor laranja está associada aos adrenais, aos rins, bexiga, utero e intestinos.

Terapeuticamente é usada no tratamento de depressões, fadiga crónica, pedras nos rins, problemas nos ovários etc.

AMARELO: A disposição solar do amarelo irradia calor, inspiração e alegria. Amarelo é a cor do intelecto, do pensamento lógico, da inspiração mental e da auto confiança. Amarelo tem qualidades purgativas e desintoxicantes.

A luz amarela tem um comprimento de onda de 556-589 nm e uma frequência de 520 THz.

Fisicamente esta cor está associada ao estómago, figado, visicula biliar, sistema osseo e pancreas.

Terapeuticamente a luz amarela trata diabetes, problemas digestivos, osteoporose, artrite etc.

VERDE: Verde é  a cor que se encontra a meio do espectro de luz, e é considerada como a cor da harmonia, equilibrio e ligação com a natureza. Sendo esta uma cor associada à harmonia e balanço, o seu uso traz estabilidade à mente e ás emoções.

No espectro solar verde tem um comprimento de onda de 495-556 nm e uma frequência de 570 THZ.

Fisicamente esta cor vibra à mesma vibração que o coração, os pulmões e a glandula do timo.

Terapeuticamente a luz verde é benefica no tratamento de tumores, gripes, malnutrição etc.

AZUL: No espectro eléctromagnético, azul está na parte fria do espectro. Isto faz com que seja uma cor calmante e relaxante. A cor azul simboliza inspiração, devoção, paz e tranquilidade. A luz azul tem um comprimento de onda de 436-495 nm e uma frequência de 640THz.

Fisicamente esta cor está associada à glandula tiroide, à garganta e aos ouvidos. Terapeuticamente a luz azul é benéfica no tratamento de inflamações da garganta, insonia, constipações, stress etc.

VIOLETA: Violeta é a cor do espectro com o comprimento de onda mais curto (380-436) nm e a frequência mais alta (750THZ). É  a cor mais fria do espectro e situa-se exatamente antes da luz ultravioleta.

Violeta  é a combinação da energia masculina do vermelho com a energia feminina do azul, fazendo com que esta cor tenha a abilidade de equilibrar estas duas energias.

A cor Violeta está associada à espiritualidade, dignidade, conhecimento interior e respeito próprio.

Fisicamente a cor violeta está associada ao cérebro, ao sistema nervoso e à glandula pineal.

Terapeuticamente a luz violeta é benéfica no tratamento de amnésia, fobias, esquizófrenia etc.

Contato:

 

Consultas e workshops em todo o País.

Avalon Centro de Terapias:

   * Mexilhoeira Grande

* Portimão

*  Lagoa

* Albufeira

* Lisboa

 **móvel: 926275585

**email: grutademerlin@gmail.com

 

Reino Unido:

Prince Rupert Drive HP19 9DJ, Aylesbury

mobile: 07596082972

email: grutademerlin@gmail.com

terapeuta certificada no algarve
alice campos CMA registered